1ª Conferência Nacional em Museologia Comunitária - Desafios e Contributos em Políticas Políticas
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA
ABREMC - 15/09/2022
A ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários - realizou a 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL EM MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA em 15 de setembro de 2022, com expressiva participação de iniciativas museológicas comunitárias, estudantes, pesquisadores, professores e gestores. Através dessa 1a. Conferência Nacional, promovemos de modo virtual (online), o debate e o diálogo para formulação de propostas em políticas públicas para o campo da museologia comunitária.
Para validar o conteúdo trabalhado e apresentado na 1ª CNMC, a ABREMC promoveu 02 (duas) importantes ações para colaborar com o desenvolvimento teórico e metodológico do campo da museologia comunitária. Quais sejam: O Seminário ABREMC “O Poder dos Museus” (27 e 28/05/2022) que dentre seus objetivos legitimou conjuntamente com uma CONSULTA PÚBLICA DA ABREMC, sobre a definição e o papel da COMUNIDADE nas iniciativas museológicas, o posicionamento da ABREMC nos marcos político e conceitual. O primeiro, expresso na declaração pública em apoio à candidatura de Lula da Silva para presidência do Brasil.
No marco conceitual, a definição dos domínios temáticos dos Ecomuseus e Museus Comunitários associados à ABREMC, agora abrangem na perspectiva dialógica e da práxis do educador Paulo Freire os seguintes Temas-geradores: 1) Política e Governança; 2) Paisagem Cultural; 3) Educação; 4) Meio Ambiente; 5) Economia Criativa.
A programação da 1ª CNMC teve início na parte da manhã com a apresentação institucional da ABREMC, destacando os 18 anos de sua existência, por Yara Mattos; uma apresentação sobre os 50 anos do conceito de Ecomuseu - balanços e perspectivas - pelo convidado especial Hugues de Varine; e a Conferência de Raul Dal Santo (Presidente da Rede Italiana de Ecomuseus) com o tema: "Inspire o futuro da paisagem cultural".
A programação na parte da tarde iniciou apresentando os resultados parciais da Consulta Pública da ABREMC e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos, que circulavam em salas dedicadas a cada um dos 05 (cinco) Temas-geradores, que tiveram textos norteadores e questões provocadoras previamente entregues aos participantes para fundamentar a formulação de propostas a serem posteriormente sistematizadas num quadro referencial em Políticas Públicas para o campo da Museologia Comunitária Brasileira.
De modo mais concreto, a 1ª CNMC estabeleceu em cada uma das 05 (cinco) salas-temática na plataforma de teleconferência Google Meet, ambientes virtuais em que os participantes foram convidados a debater, apresentando problemas da sua realidade local e ações desenvolvidas por suas iniciativas, bem como propostas, que foram reunidas pelos relatores de cada Tema-gerador e que posteriormente foram apresentadas na Plenária de Aprovação, que seguiu-se após as apresentações, um breve debate.
A realização da 1ª CNMC de forma remota foi um grande desafio. Mas resultou, de forma bem sucedida, num rico espaço de interlocução, troca de experiências e aprendizagem. O conhecimento do que está sendo realizado pelas iniciativas museológicas comunitárias em nosso vasto Brasil nos dá a certeza de que, juntos com as comunidades, poderemos fazer muito mais e melhor.
Portanto, imbuídos do mais alto sentimento de gratidão por todo o apoio e pelas importantes contribuições recebidas de todos aqueles que estão nas diversas frentes da museologia comunitária brasileira, convidamos os participantes individuais e as iniciativas museológicas da 1ª CNMC, a subscreverem, caso concordem, as propostas aprovadas em conjunto e em plenária, bem como, a sua sistematização apresentada no 3º Encontro “Distantes Mas Unidos” (20/10/2022).
Com isto, compartilha-se o QUADRO REFERÊNCIAL ABREMC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA:
Comentários
Postar um comentário