1ª Conferência Nacional em Museologia Comunitária - Desafios e Contributos em Políticas Políticas

 


1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA

ABREMC - 15/09/2022



A ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários - realizou  a 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL EM MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA em 15 de setembro de 2022, com expressiva participação de iniciativas museológicas comunitárias, estudantes, pesquisadores, professores e gestores. Através dessa 1a. Conferência Nacional, promovemos de modo virtual (online), o debate e o diálogo para formulação de propostas em políticas públicas para o campo da museologia comunitária.


Para validar o conteúdo trabalhado e apresentado na 1ª CNMC, a ABREMC promoveu 02 (duas) importantes ações para colaborar com o desenvolvimento teórico e metodológico do campo da museologia comunitária. Quais sejam: O Seminário ABREMC “O Poder dos Museus” (27 e 28/05/2022) que dentre seus objetivos legitimou conjuntamente com uma CONSULTA PÚBLICA DA ABREMC, sobre a definição e o papel da COMUNIDADE nas iniciativas museológicas, o posicionamento da ABREMC nos marcos político e conceitual. O primeiro, expresso na declaração pública em apoio à candidatura de Lula da Silva para presidência do Brasil. 



  


No marco conceitual, a definição dos domínios temáticos dos Ecomuseus e Museus Comunitários associados à ABREMC, agora abrangem na perspectiva dialógica e da práxis do educador Paulo Freire os seguintes Temas-geradores: 1) Política e Governança; 2) Paisagem Cultural; 3) Educação; 4) Meio Ambiente; 5) Economia Criativa.  




A programação da 1ª CNMC teve início na parte da manhã com a apresentação institucional da ABREMC, destacando os 18 anos de sua existência, por Yara Mattos; uma apresentação sobre os 50 anos do conceito de Ecomuseu - balanços e perspectivas - pelo convidado especial Hugues de Varine; e a Conferência de Raul Dal Santo (Presidente da Rede Italiana de Ecomuseus) com o tema: "Inspire o futuro da paisagem cultural".

 

A programação na parte da tarde iniciou apresentando os resultados parciais da Consulta Pública da ABREMC e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos, que circulavam em salas dedicadas a cada um dos 05 (cinco) Temas-geradores, que tiveram textos norteadores e questões provocadoras previamente entregues aos participantes para fundamentar a formulação de propostas a serem posteriormente sistematizadas num quadro referencial em Políticas Públicas para o campo da Museologia Comunitária Brasileira.  

 

De modo mais concreto, a 1ª CNMC estabeleceu em cada uma das 05 (cinco) salas-temática na plataforma de teleconferência Google Meet, ambientes virtuais em que os participantes foram convidados a debater, apresentando problemas da sua realidade local e ações desenvolvidas por suas iniciativas, bem como propostas, que foram reunidas pelos relatores de cada Tema-gerador e que posteriormente foram apresentadas na Plenária de Aprovação, que seguiu-se após as apresentações, um breve debate. 

 

A realização da 1ª CNMC de forma remota foi um grande desafio. Mas resultou, de forma bem sucedida, num rico espaço de interlocução, troca de experiências e aprendizagem. O conhecimento do que está sendo realizado pelas iniciativas museológicas comunitárias em nosso vasto Brasil nos dá a certeza de que, juntos com as comunidades, poderemos fazer muito mais e melhor.


Portanto, imbuídos do mais alto sentimento de gratidão por todo o apoio e pelas importantes contribuições recebidas de todos aqueles que estão nas diversas frentes da museologia comunitária brasileira, convidamos os participantes individuais e as iniciativas museológicas da 1ª CNMC, a subscreverem, caso concordem, as propostas aprovadas em conjunto e em plenária, bem como, a sua sistematização apresentada no 3º Encontro “Distantes Mas Unidos” (20/10/2022).








Com isto, compartilha-se o QUADRO REFERÊNCIAL ABREMC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA: 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABREMC participa da III Semana de Estudos de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto

Associação de apoio aos brasileiros em situação de imigração PORTUANDO, parceira da ABREMC em Portugal, inaugura sua nova sede social

Sessões Dialógicas ABREMC 2023. Convidados, Agendamentos e Parceiras para o campo da Museologia Comunitária.