Associação PORTUANDO realiza a 1ª SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

 


A Associação de apoio aos brasileiros em Portugal, Associação PORTUANDO realizou entre os dias 14 a 19 de outubro de 2023, a 1ª SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SBPACTI 2023). 

Para além da Sessão de Abertura oficial do evento que teve assento no auditório da Cooperativa do Povo Portuense, na cidade do Porto (Portugal), também contou com a realização do FÓRUM "OS (I) MIGRANTES NO PORTO: AS ASSOCIAÇÕES FALAM" sob a coordenação o do movimento INICIATIVA DOS COMUNS. 


Os Painéis temáticos da SBPACTI 2023 (ver card acima) envolveram um público de mais de 120 participantes na produção de conteúdo para o conhecimento e para uma melhor caracterização, na perspectiva do associativismo, do campo dos mais de 20 mil brasileiros estudantes, professore e pesquisadores que atualmente encontram-se desenvolvendo suas atividades cientificas em Portugal. Não obstante, um dos principais objetivos do evento, que pretende alicerçar em Portugal no próximo ano, a vertente bilateral (Brasil-Portugal) da Conferência no Ministério da CT&I do Brasil. 

Para tanto, a ABREMC teve a grata satisfação em participar mais efetivamente do Painel desta quinta-feira (19/10) às 14h (Portugal) e 10h (Brasil) com o tema "Extensão Universitária e Educação Intercultural: caminhos e desafios" com os Professores Paulo Martinez (UNESP) e Lilian Amaral (USP).




O Prof. Paulo Martinez apresentou as bases teóricas (mas não só) para uma Educação Intercultural voltado para as realidades dos territórios e as relações das comunidades com o seu património cultural, como forma de assegurar o lugar dos locais no fomento das ciências básicas, tema da Semana CT&I do Brasil. Para concluir sua intervenção, Prof. Paulo Martinez sinalizou numa promissora parceria entre a Associação PORTUANDO E ABREMC em projetos com o tema da Educação Intercultural.





A Prof. Lilian Amaral propôs por meio das linguagens das artes visuais, novos significados para o território, sendo este um vetor de desenvolvimento e de promoção de cidadania. Ou seja, a ciência, a tecnologia e a inovação são feitos por pessoas e que portanto, a leitura critica de mundo é fundamental para que a extensão da ciência potencialize e concretize as necessárias transformações sociais, os sujeitos estejam o mais aptos e capacitados para os desafios dos diferentes tempos e espaços. 

  



O Painel também contou com importantes intervenções sobre as questões relativas ao quadro e indicadores em Portugal. Bruno Cardoso, dirigente da Associação INOVTERRA, alargou o debate para o potencial da museologia comunitária como uma alternativa viável para o desenvolvimento local no interior de Portugal. 

Para saber mais:
Site - Associação PORTUANDO: https://www.portuando.pt/
Site - Associação Inovterra: https://inovterra.pt/ 

 


Comentários

  1. Excelentes falas no painel do dia 19/10/2023!! Será uma parceria promissora para a ABREMC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ABREMC participa da III Semana de Estudos de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto

Associação de apoio aos brasileiros em situação de imigração PORTUANDO, parceira da ABREMC em Portugal, inaugura sua nova sede social

Sessões Dialógicas ABREMC 2023. Convidados, Agendamentos e Parceiras para o campo da Museologia Comunitária.