Associação PORTUANDO realiza a 1ª SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

 


A Associação de apoio aos brasileiros em Portugal, Associação PORTUANDO realizou entre os dias 14 a 19 de outubro de 2023, a 1ª SEMANA BRASIL-PORTUGAL DO ASSOCIATIVISMO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SBPACTI 2023). 

Para além da Sessão de Abertura oficial do evento que teve assento no auditório da Cooperativa do Povo Portuense, na cidade do Porto (Portugal), também contou com a realização do FÓRUM "OS (I) MIGRANTES NO PORTO: AS ASSOCIAÇÕES FALAM" sob a coordenação o do movimento INICIATIVA DOS COMUNS. 


Os Painéis temáticos da SBPACTI 2023 (ver card acima) envolveram um público de mais de 120 participantes na produção de conteúdo para o conhecimento e para uma melhor caracterização, na perspectiva do associativismo, do campo dos mais de 20 mil brasileiros estudantes, professore e pesquisadores que atualmente encontram-se desenvolvendo suas atividades cientificas em Portugal. Não obstante, um dos principais objetivos do evento, que pretende alicerçar em Portugal no próximo ano, a vertente bilateral (Brasil-Portugal) da Conferência no Ministério da CT&I do Brasil. 

Para tanto, a ABREMC teve a grata satisfação em participar mais efetivamente do Painel desta quinta-feira (19/10) às 14h (Portugal) e 10h (Brasil) com o tema "Extensão Universitária e Educação Intercultural: caminhos e desafios" com os Professores Paulo Martinez (UNESP) e Lilian Amaral (USP).




O Prof. Paulo Martinez apresentou as bases teóricas (mas não só) para uma Educação Intercultural voltado para as realidades dos territórios e as relações das comunidades com o seu património cultural, como forma de assegurar o lugar dos locais no fomento das ciências básicas, tema da Semana CT&I do Brasil. Para concluir sua intervenção, Prof. Paulo Martinez sinalizou numa promissora parceria entre a Associação PORTUANDO E ABREMC em projetos com o tema da Educação Intercultural.





A Prof. Lilian Amaral propôs por meio das linguagens das artes visuais, novos significados para o território, sendo este um vetor de desenvolvimento e de promoção de cidadania. Ou seja, a ciência, a tecnologia e a inovação são feitos por pessoas e que portanto, a leitura critica de mundo é fundamental para que a extensão da ciência potencialize e concretize as necessárias transformações sociais, os sujeitos estejam o mais aptos e capacitados para os desafios dos diferentes tempos e espaços. 

  



O Painel também contou com importantes intervenções sobre as questões relativas ao quadro e indicadores em Portugal. Bruno Cardoso, dirigente da Associação INOVTERRA, alargou o debate para o potencial da museologia comunitária como uma alternativa viável para o desenvolvimento local no interior de Portugal. 

Para saber mais:
Site - Associação PORTUANDO: https://www.portuando.pt/
Site - Associação Inovterra: https://inovterra.pt/ 

 


Comentários

  1. Excelentes falas no painel do dia 19/10/2023!! Será uma parceria promissora para a ABREMC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sessões Dialógicas ABREMC 2023. Convidados, Agendamentos e Parceiras para o campo da Museologia Comunitária.

CARTA DE PRINCÍPIOS ABREMC formulada coletivamente em 2022 prepara-se para avançar em novos "Temas-Geradores" e "Praxis Museológica" para o Fórum Nacional de Museus do IBRAM 2024 em Fortaleza, Ceará